Downloads piratas são identificados pelas autoridades em três horas
Qua Set 05, 2012 10:15 am
As autoridades precisam apenas de três horas para identificar o endereço IP de quem descarrega conteúdos a partir de serviços de torrents como o popular Pirate Bay. Esta foi a conclusão de um estudo de um grupo de investigadores da Universidade de Birmingham no Reino Unido.
De acordo com o The Register, a investigação de dois anos estudou como as organizações estão a monitorizar as partilhas ilegais de ficheiros. O relatório informa que, em média, um utilizador do Bittorrent que descarregue conteúdo popular pode esperar que o seu IP seja identificado três horas após o início do download.
Os downloads de ficheiros mais populares podem ser identificados ainda mais rapidamente.
A monitorização é feita por empresas contratadas pelas organizações detentoras dos direitos de autor. Os investigadores relatam ter identificado seis sistemas de monitorização de grande capacidade e vários sistemas de monitorização mais pequenos, detidos por empresas de segurança, de alojamento Web e um laboratório de investigação.
No entanto, o estudo não foi capaz de descobrir se os dados estão a ser recolhidos com o objetivo de iniciar processos legais contra os utilizadores dos serviços de partilha ou se apenas servem para operações de marketing ou estudo comportamental.
Fonte: Exame informática
- iPhone: tão seguro que dá dores de cabeça às autoridades
- Autoridades portuguesas pediram ao Google dados de 519 contas de utilizador
- Piratas informáticos revelam novos dados do "think tank" Stratfor
- Em 24 horas, foram encomendados dois milhões de iPhones 5
- Google Maps descarregado dez milhões de vezes em 48 horas na App Store.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos