Sony mostra híbrido com ecrã tátil de 20 polegadas
Qua Set 05, 2012 10:06 am
A IFA só termina amanhã e a Sony mostrou hoje em Lisboa aquilo que já tinha revelado na maior feira de eletrónica de consumo da Europa. O primeiro dispositivo a ser mostrado foi o Vaio Tap 20. Este PC, tipo all in one, tem um ecrã tátil de 20 polegadas (multitoque até 10 pontos o que lhe permite ser usado por dois utilizadores em simultâneo, por exemplo, e que tem a resolução de 1600×900 píxeis) que pode ser inclinado em várias posições e até colocado totalmente deitado sobre uma superfície transformando-se numa mesa tátil. O ecrã usa o motor Bravo Engine 2, da Sony, para mostrar as imagens com maior contraste e brilho. Já usa a tecnologia NFC – a que a Sony decidiu chamar One Touch – que permite passar conteúdos rapidamente entre dispositivos que a suportem.
O dispositivo tem uma bateria integrada, para a qual não foi avançada nenhuma autonomia, câmara para fazer, por exemplo, videochamada e um estilete para interação com algumas aplicações. Aliás, a Sony desenhou algumas apps que correm em cima do Windows 8 (o sistema operativo que está no Tap 20). Existe uma agenda, por exemplo, pensada para ser usada por toda a família. Como seria de esperar, o Tap 20 vai estar disponível em várias configurações.
Vaio Duo 11
Em Lisboa foi possível ver, e usar, o novo Vaio Duo: o primeiro ultrabook do fabricante japonês a ter Windows 8 e a integrar ecrã tátil. Com 11,6 polegadas e 1,3 kg de peso, o Vaio Duo tem um teclado que desliza por debaixo do ecrã fixando-se depois num suporte. Um sistema muito semelhante ao que já conhecemos do Transformer Slider, da Asus. Como acessório existe um estilete que tem dois botões (para fazer as funções dos botões do rato) e o qual podemos usar com mais força ou mais leveza para que o sistema interprete a força no traço – a desenhar, por exemplo. A Sony também desenvolveu aplicações que tiram partido destas capacidades e que correm sobre o Windows 8.
Xperia S – Sony renova a oferta tablet
O Xperia S é a segunda geração de tablets da Sony. Mais fino e leve que a anterior, este dispositivo destaca-se, pelo menos nos breves minutos que tivemos contacto com ele, pela bo qualidade de construção onde destacamos os acabamentos em alumínio.
O tablet é Android 4.0 com muitos desenvolvimentos feitos pela Sony, tem um processador Tegra 3 e pesa 570 g. A câmara principal é de 8 megapixéis (MP) e a frontal de 1 MP. Uma das inovações introduzidas pela Sony no ecrã é a resistência a salpicos. O Xperia S tem a certificação IPX4 o que indica que o ecrã pode suportar até 10 litros de por minuto durante 5 minutos. Segundo os estudos de utilização de tablets que a Sony referiu, os utilizadores usam muito estes dispositivos na cozinha.
O Xperia S tem agora HDMI (o cabo é um acessório vendido à parte) e a nível de software temos de destacar a possibilidade de criar perfis de utilizador. O que faz com que se possa criar, por exemplo, uma conta para as crianças que usam o tablet de forma a não intervirem com os conteúdos dos pais que ficam protegidos. A Sony tem agora o modo Throw que permite partilhar vídeos, fotos e músicas em dispositivos que suportem, ou não, a norma DLNA. Finalmente, a função de telecomando está melhor. Agora, inclui a opção Macro que permite gravar até 16 passos para despoletar uma ação – tudo relacionado com dispositivos que utilizam sistemas de infravermelhos.
O Xperia S chega em setembro a Portugal. A versão 16 GB Wi-fi custa 399 euros e a versão 3G, com o mesmo armazenamento, chega em outubro e o preço sobe para os 519 euros.
Fonte: Exame informática
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|