Publiactive
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
Explicação sobre a palavra "CENSURADO"Dom Fev 15, 2015 5:48 pmNickname
Pixel FórumSáb Jul 05, 2014 10:33 amPixel Forum
Candidaturas para a equipeQui Abr 24, 2014 9:23 amWiliam
Mundo dos FórunsSex Abr 18, 2014 7:33 amJQuery
Night ArtsTer Dez 03, 2013 10:20 pmSking
Mega Info - Sempre com vocêDom Nov 03, 2013 10:52 amjuninho_xd
Watch GamesDom Out 27, 2013 3:56 pmScreeNCG
Power DesignSex Out 18, 2013 7:26 amtoku
Suporte Design - O teu fórum de Design !Sex Out 11, 2013 2:47 pmMaster Publicitario
Entrar
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Cadastre-se




Quem está conectado?
59 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 59 visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Ir para baixo
LiveSteam
LiveSteam
Membro Nivel 06
Masculino Mensagens : 113
Reputação : 0
Humor : :)

	 Internet gratuita, em locais públicos Empty Internet gratuita, em locais públicos

Seg Jun 11, 2012 4:44 am
Moradores de Jundiaí, no Estado de São Paulo, já podem navegar pela web sem gastar um centavo, com velocidades de até 10 Mega

Desde março desse ano, quem mora em Jundiaí, cidade de 370 mil habitantes, próxima à capital paulista, já pode navegar pela internet sem gastar um centavo. Basta estar num dos parques ou terminais de ônibus do município e, é claro, ter um nas mãos um smartphone, tablet ou computador com conexão Wi-Fi. E a novidade já faz sucesso. Em menos de três meses de operação, já são mais de seis mil usuários cadastrados e uma média de 250 acessos simultâneos todos os dias.

"Uttilizo a internet para acessar o Facebook e fazer pesquisas no Google pelo meu celular. Acho a iniciativa bem legal, pois, quando não temos internet em casa, podemos vir ao parque para usar", afirma a estudante Joyce Vitor Rafael.

Em alguns parques, mesmo quem não tem um smartphone ou tablet pode usar a internet. Em salas como esta, computadores conectados à rede - e até impressoras - estão disponíveis gratuitamente.

"Para quem não tem um poder aquisitivo para ter um equipamento de informática em casa é uma boa alternativa", disse o funcionário público Mario de Souza Filho.

Para oferecer esses serviços à população, Jundiaí recorreu a tecnologia de ponta. Aqui, foi o WiMAX que fez a diferença. O Wimax pode ser encarado como uma evolução do Wi-Fi. A partir de uma conexão Wimax, é possível oferecer até quarenta conexões simultâneas em cada local com velocidades de até 10 MB. Funciona assim: em cada terminal ou parque conectado, uma antena WiMAX recebe o sinal do provedor de internet. Neste mesmo poste, um rádio capta este sinal e o transmite para as redondezas via Wi-Fi; assim, com um notebook, tablet ou smartphone você se conecta instantaneamente à web.

A aposta valeu a pena. Jundiaí ficou em primeiro lugar no Estado de São Paulo no Índice Brasil de Cidades Digitais 2011. Neste mesmo levantamento, realizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, o município ocupa a quinta posição no ranking nacional. À frente inclusive da capital paulista, hoje Jundiaí oferece conexão livre à internet em sete terminais de transportes públicos e cinco parques da cidade.

"Levamos a tecnologia para os parques e, imediatamente, as pessoas começaram a usá-la. Isso é sinal de que é muito melhor se estar em um parque, onde você tem luminosidade e ar puro", declarou Walter da Costa e Silva, secretário de serviços públicos de Jundiaí.

O presidente da companhia de informática de Jundiaí, Daniel Bocalão, também apoia a ideia. "O acesso é livre. A pessoa precisa apenas fazer um cadastro e, feito isso, poderá utilizar o serviço de qualquer lugar".

Mas para se consagrar como a primeira cidade do Estado em soluções tecnológicas para a população, Jundiaí foi além das conexões gratuitas. Hoje, a cidade tem uma central de agendamento de consultas online para os usuários da rede de saúde pública e está prestes a lançar um aplicativo para smartphones e tablets para que a população possa se relacionar mais facilmente com a prefeitura.

"Imagine você chegar em um local e identifique um buraco ou terreno mal cuidado. Daquele lugar georreferenciado, você pode tirar uma foto, descrever o motivo e encaminhar para a prefeitura, podendo acompanhar o papel do governo através de um aplicativo", completou Bocalão.

Todas essas soluções podem – e devem – servir de exemplo para outras cidades brasileiras. Aliás, vendo o que fez Jundiaí, perguntamos: porque mais cidades não adotam iniciativas como essas? Sua cidade também oferece alguma facilidade tecnológica? Aproveite e conheça um pouco mais sobre a tecnologia WiMAX; nós separamos matérias bem detalhadas sobre o assunto para você ficar por dentro do assunto.

Fonte : OD
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos