Google – O que Seria a Vida sem Ele?
Dom Jan 29, 2012 10:13 am
Dizem que as melhores ideias surgem entre as paredes das grandes universidades, certo? Pelo menos em relação ao Google, esta máxima parece ser confirmada. Em 1996, através de uma discussão de ideias, dois jovens da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, chegaram à conclusão de que um serviço de busca de informações poderia ajudar na organização de páginas. Surgiu então o BackRub, considerado o antecessor do Google.
Limitados pela tecnologia da época, Brin e Page não dispunham de ferramentas de localização por palavras-chave em seus computadores, o que tornava o serviço ineficaz. Dois anos depois, já assumindo o nome Google, a página já contava com mecanismos mais evoluídos e chegava a armazenar um Terabyte de informações, o que era considerado algo espantoso na época.
Ainda em 1998, o Google deixou de ser um projeto meramente universitário para tornar-se um produto empresarial. A partir deste ano, a empresa passa a contar com seus primeiros investimentos e contrata os primeiros funcionários, exigindo uma capacitação e organização cada vez maior de todos. O Google estava se preparando para aquilo que vinha a ser a sua revolução 2000.
A Geração Google
O novo milênio trouxe uma verdadeira revolução ao mundo da Internet, no qual o Google estava inteiramente inserido. Com versões para mais de quinze países, o site de buscas começa a enxergar novas possibilidades dentro da rede e inicia investimentos em outros serviços, além de parcerias com grupos como o Yahoo e o próprio UOL, no Brasil.
No biênio 2001-2002, chegava à Internet o Google Groups, seguido pelo Blogger, o Google Livros e o AdSense, ferramenta que permite aos blogueiros e donos de site conseguir uma renda extra, via Google, para a manutenção de seus serviços. Já em 2004, é a vez de a empresa investir nas redes sociais e nos e-mails, com a criação do Orkut e do Gmail.
A expansão da empresa não para por aí. Depois de lançar seus primeiros aplicativos como o Google Earth, Google Talk, Google Reader e o Google Analytics, o Google vai ao mercado e anuncia, em 2006, a compra do canal de vídeos Youtube. Além de excelente negócio, a aquisição foi essencial para o grupo, já que o Youtube hoje é uma das principais ferramentas de expressão audiovisual no mundo.
O fim da década foi se aproximando, trazendo junto o encerramento de um ciclo. Depois de expandir e revolucionar a rede, o Google resolveu investir em outros segmentos a partir de 2008 como os navegadores de internet (Google Chrome) e sistemas operacionais (Android). No entanto, sua marca já estava absolutamente consolidada no mercado e hoje se estima que seu valor esteja estipulado em pouco mais de 147 bilhões de dólares, além de lucros anuais de oito bilhões de dólares.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos