Dell vai lançar PC com nove centímetros de comprimento
Sex Jan 25, 2013 8:47 am
É dos tais casos em que as pequenas dimensões justificam precisão nos números: a Dell está a preparar um computador com 8,89 centímetros de comprimento e e 3,81 centímetros de largura.
Não faltará quem confunda com uma pen USB este computador que faz quase tudo o que os outros também fazem – mas é essa extrema mobilidade que pode ajudar eo PC, ainda conhecido pelo nome de código “Project Ophelia”, a fazer a diferença quando chegar às lojas da especialidade, por volta do Verão, com um preço de venda a rondar os 100 dólares.
A ficha técnica não difere muito da generalidade dos computadores que estão atualmente à venda: este mínicomputador pode conectar-se a redes Wi-Fi e Bluetooth, tem portas USB para ligar teclado e rato, suporta 1080p (Full HD) e ecrãs táteis e tanto se pode ligar a um monitor como a um televisor.
Segundo a Computerworld, o novo computador dispõe de 8GB de memória que pode ser usada para correr os mais variados formatos de ficheiros e aplicações e ainda uma porta microSD que permite acresctar um máximo de 32GB de dados de armazenamento.
Além das pequenas dimensões, há três características que tornam este pequeno computador diferente da maioria das máquinas que por aí se veem: 1) o Project Ophelia está equipado com um sistema integrado num único chip, que foi desenvolvido pela ARM; 2) corre o sistema operativo Android, versão Jelly Bean; 3) e ao contrário de qualquer portátil não te qualquer ecrã incorporado.
Para a Dell, o Project Ophelia pode representar a porta de entrada no segmento dos computadores que “vivem” conectados o tempo todo à Net, partilhando aplicações, dados, recursos e serviços com a cloud.
Há quem veja esta pequena máquina como potencial concorrente do Chromebook, da Google – mas a Dell já fez questão de lembrar que a nova categoria de máquinas tem por principais destinatários utilizadores sofisticados e profissionais de tecnologias e não há qualquer intenção de concorrer com os portáteis ou desktops que hoje dominam os escritórios de qualquer empresa.
Fonte: Exame informática
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|