Facebook pressionado para aceitar perfis falsos na Alemanha
Qui Dez 20, 2012 8:56 pm
Thilo Weichert, comissário da Proteção de Dados do estado de Schleswig-Holstein, considera que o Facebook está a violar as leis da UE e da Alemanha ao proibir a criação de perfis falsos. E por isso exigiu ao líder dos portais sociais que passasse a aceitar a criação de contas ou perfis que não coincidem com a identidade dos internautas.
«Temos o direito de evitar esta fuga de dados. Teoricamente podemos ordenar o bloqueio deste site, ainda que seja uma medida desproporcionada», ameaça Thilo Weichert em declarações reproduzidas pela Associated Press.
Em vez do bloqueio do portal, o estado de Schleswig-Holstein poderá enveredar pela aplicação de uma multa com valores máximos de 50 mil euros, caso não acate a ordem do estado alemão.
A ameaça não foi suficiente para atemorizar os responsáveis do Facebook, que reagiu em comunicado: «Achamos que esta ordem não tem fundamento, é um desperdício dos impostos pagos pelos alemães, e vamos combatê-la vigorosamente».
Num ponto, tanto o Facebook como o comissário da Proteção de Dados estão de acordo: ambos dizem estar a defender os direitos dos internautas.
Fonte: Exame informática
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos